MP dá prazo de 45 dias para elefante Sandro ser transferido do zoo de Sorocaba para santuário no MT

MP dá prazo de 45 dias para elefante Sandro ser transferido para santuário no MT O Ministério Público de São Paulo (MPSP) deu um prazo de 45 dias para que ...

MP dá prazo de 45 dias para elefante Sandro ser transferido do zoo de Sorocaba para santuário no MT
MP dá prazo de 45 dias para elefante Sandro ser transferido do zoo de Sorocaba para santuário no MT (Foto: Reprodução)

MP dá prazo de 45 dias para elefante Sandro ser transferido para santuário no MT O Ministério Público de São Paulo (MPSP) deu um prazo de 45 dias para que a Prefeitura de Sorocaba (SP) realize a transferência do elefante Sandro, morador do Zoológico Municipal Quinzinho de Barros, para o Santuário de Elefantes do Brasil (SEB), na Chapada dos Guimarães (MT). A decisão foi publicada nesta segunda-feira (22). Na quinta-feira (18), o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) havia julgado um recurso apresentado pela Prefeitura de Sorocaba como parcialmente procedente, mantendo a decisão de que o elefante deverá ser transferido. 📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp O promotor responsável pelo caso, Jorge Alberto de Oliveira Marum, é quem assina a medida que exige o cumprimento imediato da sentença do TJ-SP. De acordo com a ação, Sandro deverá estar na Chapada dos Guimarães até o dia 6 de agosto de 2026. Os custos e procedimentos nas operações para o transporte do elefante serão assumidos pelo SEB. O município de Sorocaba está sujeito a multas diárias de R$ 2 mil, com limite máximo de R$ 300 mil, em caso de descumprimento das obrigações da transferência do elefante. Em nota, a prefeitura afirmou que ainda não recebeu a intimação do Ministério Público, mas que, assim que for notificada, tomará todas as medidas necessárias para a permanência do mamífero no zoológico municipal. Como será o transporte Elefantes são transportados em caixa acoplada em caminhão para santuário em MT Sandro será transportado por via terrestre em uma caixa específica para animais de grande porte, levada por um caminhão. O modelo prioriza o bem-estar durante o trajeto e é o mesmo utilizado na transferência da elefanta Baby, que viajou de Santa Catarina para o mesmo santuário nesta semana Assista acima. De acordo com o presidente do SEB, Raphael Bontempi Ferreira, a mudança exige a análise de todo o histórico médico e de exames do animal para garantir a segurança na estrada. Ele destacou que a vida no santuário oferecerá um ambiente muito mais amplo e natural. "Não existe comparação de uma vida em cativeiro como ele tem hoje no zoo de Sorocaba. O espaço é muito mais amplo, existem outros elefantes da mesma espécie que ele pode ter contato, ter uma certa interação, cuidados especializados, equipe especializada, um ambiente natural onde ele pode ter diversos tipos de, de benefícios", destaca Raphael. O objetivo, segundo o presidente, é permitir que o animal recupere sua autonomia física e psicológica, respeitando suas vontades diárias, algo difícil de ocorrer em zoológicos. Transferência da elefanta Baby A elefanta que aparece na caixa de transporte no vídeo no início desta reportagem é Baby, um animal asiático de 34 anos que viveu por décadas em cativeiro em Santa Catarina. A viagem de mais de 1.900 quilômetros começou nesta semana, após um período de adaptação à caixa. Segundo o santuário, a equipe acompanha a elefanta em tempo integral. O trajeto é feito no ritmo definido pelo próprio animal, com paradas regulares para alimentação, hidratação, descanso e limpeza. Initial plugin text Cronologia da disputa jurídica Elefante Sandro, no Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros, em Sorocaba, em setembro de 2021 Eduardo Ribeiro Jr./g1 Dezembro de 2020 O Ministério Público (MP) recomenda a transferência de Sandro para o Santuário de Elefantes do Brasil (SEB) após a morte de Haisa, sua companheira no zoológico há 20 anos. Dias depois, a Prefeitura de Sorocaba libera a mudança. Março de 2022 A prefeitura acata a recomendação do Ministério Público e diz que vai fazer a transferência do elefante Sandro. Porém, após protestos contra a mudança, o órgão recua e cria uma comissão para decidir o destino do animal. No fim do mês, o município envia um relatório ao MP defendendo a permanência do elefante no zoo. Ainda em março, o MP passa a apurar um vídeo que mostra uma elefanta idosa realizando truques de circo com um tratador no mesmo zoológico. Paralelamente, o órgão entra com uma ação civil, e a Justiça dá 10 dias para a prefeitura se manifestar sobre o caso de Sandro. Abril de 2022 A Justiça de Sorocaba nega o pedido de liminar para a transferência imediata de Sandro para o santuário. O MP informou, na época, que o animal não apresentava maus-tratos, estava com boa saúde física e mental e apresentava comportamentos típicos de sua faixa etária. Além disso, o parecer técnico de um médico veterinário e de uma bióloga informou que não havia um princípio que justificasse os riscos do transporte de longa distância ou a exposição de um animal idoso a novas condições estruturais e de manejo por ele não habituadas. Março a abril de 2025 Três anos após ter o pedido negado, a transferência do elefante volta a ser discutida judicialmente. No início de março de 2025, o TJ-SP solicitou uma nova perícia parar determinar as condições de saúde do elefante. O g1 teve acesso ao laudo elaborado por um médico veterinário, que foi entregue no dia 25 de fevereiro à Justiça. No documento, o perito judicial informou que as condições oferecidas ao animal ainda eram insuficientes para garantir qualidade de vida ao elefante e destacou que o tamanho do recinto de Sandro era significativamente menor em comparação ao oferecido pelo santuário. Em abril, a Justiça determina que Sandro seja transferido para o santuário no MT e impõe uma multa fixa e diária de R$ 2 mil em caso de descumprimento. Elefante Sandro e o tratador Nícolas, em Sorocaba (SP) Marcel Scinocca/g1 Julho de 2025 A Prefeitura de Sorocaba anuncia que vai recorrer da decisão. Pouco depois, a Justiça suspende o prazo de 45 dias que havia sido dado para a mudança, alegando alto custo e falta de previsão orçamentária no município. Agosto a setembro de 2025 Uma perícia feita no recinto de Sandro aponta a presença de cerca elétrica e a falta de exames de saúde atualizados. Em seguida, a Procuradoria de Justiça reforça a urgência em transferir o animal para o santuário. Elefante Sandro ainda novinho no zoológico de Sorocaba (SP) Arquivo Pessoal Dezembro de 2025 O Ibama autua a Prefeitura de Sorocaba por maus-tratos ao elefante Sandro após a perícia no recinto. A autuação prevê uma multa diária de R$ 1,1 mil até que o local seja regularizado ou o animal transferido. Junho de 2026 O processo e as discussões sobre a transferência do elefante Sandro para o santuário seguem em andamento. O TJ-SP autoriza a transferência e a prefeitura diz que vai recorrer da decisão. Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM