Acre tem a maior taxa de abandono no 1º ano do ensino médio, aponta Censo

Acre tem taxa de abandono no 1º ano do ensino médio quase três vezes acima da média nacional Ricardo Wolffenbüttel/Udesc Enquanto o Brasil registrou a meno...

Acre tem a maior taxa de abandono no 1º ano do ensino médio, aponta Censo
Acre tem a maior taxa de abandono no 1º ano do ensino médio, aponta Censo (Foto: Reprodução)

Acre tem taxa de abandono no 1º ano do ensino médio quase três vezes acima da média nacional Ricardo Wolffenbüttel/Udesc Enquanto o Brasil registrou a menor taxa de abandono escolar da última década no 1º ano do ensino médio, o Acre é o estado com o maior índice do país nessa etapa. Dados da segunda etapa do Censo Escolar 2025, divulgados nesta sexta-feira (26) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) mostram que 6% dos estudantes acreanos do 1º ano deixaram de frequentar as aulas ao longo do ano letivo. ✅ Participe do canal do g1 AC no WhatsApp O percentual é quase três vezes superior à média nacional, de 2,2%, e coloca o Acre entre os estados com as maiores taxas de abandono no início do ensino médio. ⏩ O abandono escolar ocorre quando o estudante está matriculado, mas deixa de frequentar as aulas antes do fim do ano letivo. É um dos principais indicadores de permanência escolar e costuma anteceder a evasão, quando o aluno sequer retorna para se matricular no ano seguinte. Analfabetismo no Brasil cai para 4,9% e atinge menor taxa de série histórica, diz IBGE Considerando todas as séries do ensino médio, a taxa de abandono no estado é de 4,3%, mas o índice chega a 6% na 1ª série. Na sequência, cai para 3,5% na 2ª série e para 1,8% na 3ª série. Nas turmas não seriadas, o percentual alcança 11,9%. Na comparação entre os estados, o Acre lidera o ranking nacional de abandono escolar no 1º ano do ensino médio. O estado aparece à frente do Amapá (5,5%) e de Rondônia (5,1%), que registraram os segundo e terceiro maiores índices do país, respectivamente. Veja o ranking abaixo: Estados com maior taxa. Arte/g1 Já no ensino fundamental, o cenário é diferente. A taxa total de abandono é de 1,4%, sendo 0,7% nos anos iniciais e 2,4% nos anos finais. O avanço das taxas conforme os estudantes se aproximam do ensino médio também aparece dentro dessa etapa: o menor índice é registrado no 1º ano, com 0,5%, enquanto o maior está no 9º ano, quando chega a 2,7%. Dados dos municípios acreanos Os dados do Censo também mostram que o abandono escolar varia bastante entre os municípios acreanos. LEIA MAIS: Pé-de-Meia: Abandono escolar cai mais de 40% em 2 anos no AC com auxílio financeiro a estudantes Com 52,5%, Acre segue com pior índice de escolas com acesso à internet no país, diz Censo Escolar Estudante que tirou 980 no Enem e fazia 12 redações por semana é aprovado em medicina na Ufac: 'Gratificante' Enquanto algumas cidades registram índices próximos ou abaixo da média estadual, outras apresentam percentuais bem mais elevados, sobretudo no interior. (Veja gráfico mais abaixo) Santa Rosa do Purus tem a maior taxa de abandono no ensino médio, com 18,2%, mais de quatro vezes acima da média estadual (4,3%). Na sequência aparecem Rodrigues Alves (11,2%) e Xapuri (10,2%). Na outra ponta, Brasiléia registra o menor índice do estado, com 1,6%, seguida por Cruzeiro do Sul (1,9%) e Rio Branco (2,5%), todas abaixo da média estadual e também mais próximas da média nacional, de 2,2%. A diferença entre os municípios mostra que o desafio de manter os estudantes na escola não ocorre de forma homogênea no Acre. Pé-de-Meia e melhora nos últimos dois anos Embora o Acre ainda figure entre os estados com os maiores índices do país, os indicadores apontam melhora na comparação com os últimos dois anos. Dados divulgados em abril pelo Ministério da Educação (MEC) mostram que a taxa de abandono no ensino médio público caiu de 9,1%, em 2022, para 4,6% em 2025. No mesmo período, a reprovação passou de 7,7% para 6,2%, enquanto o percentual de estudantes em distorção idade-série recuou de 32,5% para 24,7%. Entre as medidas adotadas nesse período está o programa Pé-de-Meia, criado pelo governo federal em 2024 para incentivar estudantes de baixa renda a permanecerem na escola por meio do pagamento de incentivos financeiros vinculados à matrícula, frequência, aprovação e participação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Abandono escolar cai mais de 40% em 2 anos no AC com auxílio financeiro a estudantes Ainda em abril deste ano, o MEC informou que cerca de 64% dos estudantes do ensino médio público acreano já eram beneficiados pela iniciativa. Para ter direito ao benefício, o estudante deve: Estar matriculado em uma escola da rede pública; Ter entre 14 e 24 anos (no ensino médio regular) ou entre 19 e 24 anos (na modalidade EJA); Integrar família inscrita no no CadÚnico com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa; Possuir CPF regular e manter uma frequência escolar mínima de 80%. VÍDEOS: g1